Yuppies

A década de 80 foi responsável pelo surgimento de inúmeras tribos urbanas, e dentre elas, eis que surgem os Yuppies!
Na verdade, Yupppie deriva da sigla "YUP", uma expressão inglesa que significa "Young Urban Professional", que em bom português corresponde ao "Jovem Profissional Urbano".
Refere-se a jovens americanos, sendo a maioria deles filhos das gerações de 60 e 70, pertencentes às classes média e/ou alta, recém-formados nas universidades, que buscavam o sucesso e a ascensão profissional, tentando ganhar dinheiro acima de tudo, mesmo que isso significasse trabalhar o dia inteiro. No momento em que os Yuppies começaram a se espalhar pelo mundo, a década de 80 passava por transformações políticas, responsáveis por alterar a ideologia e as relações pessoais entre os grupos de jovens adultos. A ascenção da era Ronald Reagan/Thatcher foi responsável pelo surgimento do yuppie. Esses dois governantes foram responsáveis por transformar as relações entre o indivíduo e a sociedade. Adiminuição dos gastos públicos com serviços sociais e o esfacelamento do Estado de Bem-Estar Social levaram os indivíduos a encarar a sociedade com outros olhos.

Acrescido a isso, a queda do Muro de Berlim contribuiu para a hegemonia do capitalismo. Assim, a década de 90 caracterizou pela retração das ideologias de cunho social (como a geração hippie) e pela ascensão do individualismo de caráter burguês. Assim, o sucesso profissional e o consumo de bens materiais representam nos tempos atuais o que as ideologias representaram no passado.
Normalmente, os Yuppies são mais conservadores que a geração anterior, hippie. Deixando de lado as causas sociais abraçadas por aquelas geração, os Yuppies tendem a ser, antes de mais nada, profissionais. Tendem também a valorizar os bens materiais (especialmente objetos da última moda). Isto também se aplica a investimentos em bolsas de valores, automóveis importados, inovações para residências e aparatos tecnológicos.
De acordo com o estereótipo, existe um certo ar de informalidade entre eles. Ainda assim, um código inteiro de normas subliminares governavam suas atividades, desde a prática de squash, golfe e tênis, até almoçar em casas de sushi ou em bares da moda que servem coquetéis. Manual dos Yuppies

O Perfil dos Yuppies

Normalmente usavam ternos e gravatas, eram solteiros e não tinham filhos. Trabalhavam na bolsa e tinham carreiras brilhantes, como advogados.
O Yuppie masculino vestia-se com casacos de grifes poderosas como Armani, Ralph Lauren ou Hugo Boss. A série Miami Vice demonstrou o estilo Yuppie no seu mais elevado conceito, incluindo sol e praia, música pop, cocktails, óculos Ray-Ban, roupas criadas por estilistas famosos, sexo casual, masculinidade, drogas e poder.
A Yuppie feminina usava lingerie cara por baixo de roupas que imitavam looks masculinos. Geralmente ocupavam cargos elevados em grandes corporações, porém seus salários ainda eram inferiores ao dos homens. Ela também usava um casaco power - com as famosas ombreiras - saia curta e estreita com grandes fendas e blusas chiques.
O look noturno das Yuppies era glamouroso, com muito brilho, saias balão, magas fofas e cores fortes. O estilista Christian Lacroix era o mais cobiçado. Claude Montana e Pierre Cardin também eram bem procurados. Separamos imagens de desfiles de que teviram inspiração nos Yuppies:
Christian Lacroix


Karl Lagerfeld

Na sociedade contemporânea, ainda podemos identificar facilmente uma nova geração de Yuppies, principalmente nas grandes metrópoles, onde podemos ver jovens executivos que trabalham desenfreadamente em busca de uma boa qualidade de vida.
Victoria Beckham Jonas Brothers

No mundo fashion são muitas as referências Yuppies, nem sempre declaradas, que vemos pelas passarelas a fora. São vários terninhos estilizados, tanto masculinos quanto femininos, que passam aquela aura de jovem executivo por dentro das tendências.Desfile 2008 de várias marcas. Na seqüência: 2nd Flor, Cori e Luciana Galeão. Retomada do estilo 80s de vestir, que também pode ser identificada pela forte presença de coletes nas passarelas, peça chave no guarda-roupa yuppie dos anos 80.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário