Anos 60

American Way of Life

O American way of life, que significa "o estilo de vida americano" foi uma expressão muito usada pela mídia para mostrar a diferença da qualidade de vida entre as populações capitalistas e socialistas durante a Guerra Fria.


Selecionamos algumas cenas do filme Dreamgirls que retrata bem o "estilo de vida americano" da década de 60.
Dreamgirls - um trio musical formado por garotas negras consegue fazer enorme sucesso no mundo da música após serem descobertas por um ambicioso empresário chamado bill gates que não mede esforços para conseguir o que quer.


Com o capitalismo exercendo total influência na vida dos americanos, eis que surge o consumismo como um dos grandes marcos da década. Nesse cenário, a transformação da moda iria ser radical. A moda passou a ter várias propostas e a forma de se vestir estava cada vez mais ligada ao comportamento. Conscientes do novo mercado consumidor, as empresas criaram produtos específicos para os jovens, que passaram a fazer sua própria moda, o que representava claramente um sinal de liberdade.

Não dá para falar da moda nos anos 60, sem citar um dos maiores ícones - Jacqueline Lee Bouvier Kennedy Onassis- que foi esposa do então presidente norte- americano John F. Kennedy, que governou o país entre 1961 a 1963. Jackie Kennedy foi um exemplo de elegância, dignidade e glamour. Jackie Kennedy ficou conhecida mundialmente pelos seus famosos e sofisticados tailleurs.

No cinema, destacavam-se as queridinhas Audrey Hepburn, reconhecida por sua participação no filme "Bonequinha de Luxo", Jane Fonda no filme "Barbarella" e as modelos Twiggy e Jean Shrimpton.

Audrey Hepburn

Jane Fonda

Twiggy

Jean Shrimpton

No cenário científico e tecnológico, o americano Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua, em 1969. Também em 69, uma sonda dos EUA alcançou Marte e, meses depois, a URSS descia um robô em Vênus.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário