Quando menos é mais!

No final da década de 50, influenciados por movimentos como o Construtivismo Russo, os artistas começaram a buscar ultrapassar os limites da arte convencional, através de suportes que fugissem da tradicional pintura ou escultura. Começaram a explorar estruturas tridimensionais e até mesmo instalações, que foi fator inaugural no mundo das artes.
Para os minimalistas, a composição é menos importante do que a escala, luz, cor, superfície, formato ou a relação com o meio ambiente. É com frequência que vemos em obras minimalistas o meio ambiente transformando-se em elemento pictórico.
Artistas como Dan Flavin, Frank Stella, Robert Morris, Sol Lewitt, entre outros, podem ser citados como principais no movimento.

#32, de Sol Lewitt

Caracterizado pela redução sistemática de formas e cores, limpeza extrema de formas/cores/texturas, e pela sofisticação e simplicidade, o Minimalismo também foi muito influenciado pela era tecnológica da "Corrida Espacial".



Foram muitos os setores de influência minimalista, além das artes plásticas. O design, a literatura e até mesmo a música foram contagiados pelo movimento. E é claro, a moda!
Estilistas como André Courrèges e Mary Quant (na década de 60) desenvolveram coleções que seguiam bastante a silhueta e cartela de cores minimalista.


Courrèges chegou até a lançar uma coleção entitulada "Space Age", inspirada nas "novidades tecnológicas" e todo aquele ideal fantasioso que a corrida espacial havia proporcionado às pessoas.

Estava a folhear a revista "Plastic Dreams", da Melissa, e no meio do caos de cores e texturas que já é clássico da marca, algo me chamou atenção. Um editorial minimalista?! Sim, para o espanto de todos! No ensaio, entitulado "Simplicidade é luxo", as modelos estão quase em nenhuma evidência, todas de preto, dando ênfase somente ao sapato.




Editorial "Simplicidade é Luxo", da Revista Plastic Dreams

Achei também um vídeo com os profissionais falando sobre a criação do ensaio. (clique na palavra vídeo pra abrir o link!) Achei interessante! É difícil hoje em dia, acharmos algo que seja popular e não kitsch ao mesmo tempo. Portanto, ficadica: Minimalizem-se! (mesmo que em pequenas proporções!)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário