Os Anos 60

Geração Jovem

Enquanto isso, no cenário musical, destacava-se o maior fenômeno de todos os tempos - os Beatles. O "Quarteto Fabuloso" da Inglaterra, influenciou toda a geração jovem da década de 60. O grupo ficou reconhecido por ter liderado a Invasão Britânica nos Estados Unidos.


O jeito de vestir, os cortes de cabelo, e sua crescente consciência social influenciaram a forma de ser dos jovens daquela geração e, por conta disso, criou-se o termo beatlemania.


Considerado o grupo musical mais bem-sucedido da história, sendo os seus membros aclamados por público e crítica, com mais de um 1,5 bilhão de álbuns vendidos em todo o mundo, e com 27 canções que atingiram o primeiro lugar nas paradas de sucesso apenas nos EUA, os Beatles influenciaram e ainda influenciam bandas do mundo todo.
Além dos Beatles, surgiram outras bandas, como The Supremes, The Who e The Temptation, que tiveram grande importância no comportamento e no modo de vestir dos jovens.



O Rock and Roll ganhou crescente popularidade no mundo, associando-se ao final da década de 60 à rebeldia política. No Brasil, o rock recebeu o nome de iê-iê-iê, logo no ínicio da década.
Nessa época, o Brasil passava por um momento de forte repressão mititar. A ditadura
foi um governo iniciado em abril de 1964, após um golpe articulado pelas Forças Armadas, em 31 de março do mesmo ano, contra o governo do presidente João Goulart. Os jovens se rebelaram contra a ditadura militar, contra a reforma educacional, o que iria resultar mais tarde no fechamento do Congresso e na decretação do AI5. Talvez o que mais tenha caracterizado a juventude de 1960 tenha sido o desejo de se rebelar, a busca por liberdade de expressão e liberdade sexual.


Em 1963 surgiu o Clube da Esquina, importante conjunto musical mineiro, com Milton Nascimento e os irmãos Borges.


O programa Jovem Guarda estreou em 1965, apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia. O programa de tv acabou gerando o movimento com o mesmo nome, onde os jovens tiveram pela primeira vez um espaço, lhes permitindo uma identidade própria, pois foi a primeira vez que se era dedicada aos adolescentes uma parte do cenário cultural.

Em 1967, aparecia o Tropicalismo, liderado por Caetano Veloso, Os Mutantes, Gilberto Gil e Tom Zé.

Toda a rebeldia dos anos 60 culminaram em 1968. O movimento estudantil explodiu e tomou conta das ruas em diversas partes do mundo e contestava a sociedade, seus sistemas de ensino e a cultura em diversos aspectos, como a sexualidade, os costumes, a moral e a estética. Manifestações e palavras de ordem mobilizaram jovens de diversas partes do mundo. A esse conjunto de manifestações que surgiram em diversos países deu-se o nome de contracultura. Uma busca por um novo tipo de vida, underground, à margem do sistema oficial. Faziam parte desse novo comportamento, cabelos longos, roupas coloridas, misticismo oriental, música e drogas.
Os anos 60 chegaram ao fim, coroados com a chegada do homem à Lua e com um grande show de rock, o "Woodstock Music & Art Fair", em agosto de 1969, que reuniu cerca de 500 mil pessoas em três dias de amor, sexo, drogas e rock'n'roll.


Vale lembrar que o festival Woodstock fora impulsionado pelo movimento hippie que acabara de surgir no finalzinho da década. Os hippies lideravam as manifestações de contracultura que fora citado no texto acima e tinham como lema a frase "Paz e Amor".

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário