Grunge

E agora chega a vez do rock'n'roll! Bom, não é propriamente do rock que vamos falar, mas o Grunge não deixa de ter sua essência inspirada nas batidas deste movimento. Para quem não sabe, o Grunge saiu diretamente de Seattle, nos Estados Unidos. Surgiu na década de 90 e para alguns, não passa de uma ramificação do hardcore, heavy metal e rock alternativo do final dos anos 80 e começo de 90. O grunge tem como característica padrão um vocal bem rouco e arrastado, combinando com distorções de guitarras extremamente sujas.
Era composto por jovens intitulados como "geração perdida", pois eram filhos da geração de 60/70 e que passavam por uma nova realidade social. Esses jovens assistiram ao início da decadência dos antigos padrões sociais e, agora, pais e mães precisavam trabalhar fora para garantir o sustento da casa. Normalmente eram filhos de operários, faziam parte da classe baixa e, muitas vezes precisavam "pegar" roupas velhas e usadas da família. Eis que surge o termo "sujo" quando se fala em Grunge.
Com a nova realidade social e a "falta de grana" associado a isso, os jovens não tinham outra alternativa a não ser montar sua banda na garagem de casa. E não é que isso deu certo? Quem dera se o Kurt Cobain estivesse hoje aqui entre nós para poder contar isso. Pena! Mas isso é fato! Tanto que o Nirvana (banda de Kurt) se tornou a maior referência grunge da história. Os jovens dos anos 80/90, assim como Kurt, costumavam usar camisas em xadrez com o all star sujo e a calça rasgada(que por sinal voltou com tudo na moda!), circulavam um ambiente underground e misturavam o country rock com o rock progressivo.Nirvana

O grunge emergiu como um gênero popular, e sua aceitação pelo público foi entendida como uma reação contra o domínio mainstream do Glam Metal. O Nirvana é geralmente tido como a banda que levou o gênero à consciência popular, e de certa forma ao contrário da essência despreocupada do grunge, que levou ao termo "grunge is dead" pelo próprio Kurt Cobain. Por mais que tenha sido o Grunge um termo inventado pela mídia, e algumas bandas até mesmo desconsiderarem tal rótulo, muitos fãs acabaram por criar sua própria tribo no Grunge, com correntes de pensamento baseados nas atitudes dos membros dessas bandas que costumavam tratar sobre temas parecidos.
Vale citar outras bandas de sucesso, como o Alice in Chains, o Smashing Pumpkins, o Pearl Jam e o próprio pós-grunge do Silverchair.
Pearl JamSilverchair

Como tudo na moda "vai e vem", é a vez do xadrez dá as caras no inverno deste ano. Como foi dito, ele voltou com força total e o Grunge ganhou até uma nova denominação - o Glunge (Glam + Grunge). Achei o nome péssimo, mas foi nesse contexto em que a revista Vogue estampou a sua capa de Janeiro deste ano, com ninguém menos que a gatíssima Agyness Dyen. A marca Ellus e Juliana Jabour também abusaram do xadrez em suas coleções. Separamos algumas fotos de desfiles dessas marcas!Ellus

Juliana Jabour

E para encerrar, algumas fotos do estilo "grunge"nas ruas e também nos nossos amigos que circulam por bh!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário