O inconsciente artístico

O Surrealismo foi um movimento que surgiu na Paris dos anos 20, aonde os artistar pregavam a libertação das exigências da lógica e da razão, e ir além da consciência cotidiana, expressando, através da arte, o inconsciente e os os sonhos.
O principal teórico e líder do movimento é o poeta, escritor e crítico francês André Breton (1896-1966), que em 1924 publica o primeiro Manifesto Surrealista.

As características deste estilo são a combinação do representativo, do abstrato, e do psicológico.
Com fortes influências do Dadaísmo, reuniu artistas como Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí no campo das artes plásticas, André Breton na literatura e Luis Buñuel no cinema.



A estilista italiana Elsa Schiaparelli usava e abusava da influência surrealista para suas criações. Suas roupas eram feitas para impressionar, para destacar a mulher que as usava.



Vestido lagosta, inspirado no telefone de Dalí, e chapéu sapato.

Na semana de moda de Milão desse ano, a irreverente Agatha Ruiz de La Prada não deixou a desejar e colocou na passarela roupas em uma atmosfera fantasiosa, lúdica e surrealista.


Gaiolas, guarda-chuvas, armários e gaveteiros... Tudo no fantasioso desfile de Agatha que abstraiu a forma das roupas para algo totalmente inusitado.

Quem disse que tudo precisa ser representado nos padrões normais a que estamos acostumados?!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário