A semiótica do corpo - Body Art e Body Modification
A Body Art (ou arte do corpo, em português) está completamente ligada à arte conceitual e à performance. Nesse tipo de arte, o artista utiliza o corpo (normalmente o seu próprio) como suporte para passar mensagens e incitar reflexões.
Ficou bastante popular nos anos 60, e dá-se através de manifestações públicas ou filmagens e fotografias que são exibidas posteriormente.
O francês Yves Klein foi um dos precursores do movimento, usando corpos femininos como "pincéis vivos".
Algumas das criações mais perturbadoras da body art foram realizadas durante protestos por direitos humanos relacionados à Guerra do Vietnã e ao escândalo de Watergate.
Outros artistas criaram obras calorosas, que implicavam em atos de auto-mutilação e auto-flagelação. Essas obras chegaram ao seu extremo com os Ativistas do Vietnã e com o também austríaco Rudolf Schwarzkogler.
Pessoalmente, de todos os artistas de body art que já ouvi falar/li a respeito, a que mais me impressionou foi a francesa Orlan. A artista utiliza-se do próprio corpo, fazendo cirurgias plásticas consecutivas (e documentando todas elas) pra passar a sua mensagem (que até agora, sinceramente, não consegui realmente descobrir qual é! Oo).
Algumas das faces de Orlan.
Também costumamos ver em alguns sites/emails hoje em dia, um interessante tipo de body art. Uma pintura corporal, artística, que retrata todo tipo de objetos usando o corpo como tela.
A body modification (ou modificação corporal) é uma alteração do corpo por razões estéticas ou culturais, indo das coisas mais simples como brincos ou tinturas de cabelo, passando pelos piercings e tatuagens, até aos mais extremos como a escarificação (técnica em que o desenho é cortado na pele com bisturi) e o branding (processo similar ao de marcar gado com ferro quente).
Adeptos radicais da body modification. A esquerda: homem lagarto, a direita: homem gato.
Branding e scarification. Tatuagens mais que marcadas na pele.
As "mulheres girafas" da Tailândia são exemplos de body modification cultural, tão normal para elas como pintar cabelo para nós.
O site Bmezine é direcionado a todo tipo de body modification, com fotos e relatos. Fica a dica pra quem quer ir fuuuuundo no assunto. Acreditem: quando achamos que não tem nada bizarro pra ver, sempre encontramos algo a mais!
0 comentários:
Postar um comentário